AUTOR

Entenda 3 benefícios de mensurar corretamente investimentos em mídia off-line

Para que os investimentos em mídia off-line, como a TV, sejam cada vez mais assertivos, é preciso considerar dados que apontem a real eficiência das campanhas.

A publicidade digital já se mostrou como um grande negócio – para mídias e anunciantes. À medida que ela se desenvolve, é natural pensar que meios como a TV irão encolher e, portanto, perder a importância nas estratégias de marketing e investimentos em mídia off-line. As estatísticas, no entanto, contam uma história diferente.

Segundo levantamento do instituto de pesquisa eMarketer¹, 49% das pessoas se interessam por uma propaganda na TV, enquanto que apenas 12% notam uma em um streaming de vídeo e 35% em uma rede social. A publicidade na TV também é vista como uma forma de fomentar conversas relevantes.

Para que os investimentos em mídia off-line, como a TV, sejam cada vez mais assertivos, é preciso considerar dados que apontem a real eficiência das campanhas. Informações como audiência hoje não apoiam anunciantes com esse objetivo.

Abaixo, entenda 3 benefícios de mensurar corretamente investimentos em mídia off-line:

Otimizar sempre

Quando chega a hora de montar o plano de mídia em campanha de TV é sempre assim: toda o plano é decidido de acordo com a audiência e o público apontado em cada programa. Quando se fala em otimizar mídia off-line é ir além do acompanhamento de dados já tradicionais e analisar o envolvimento do público diante de uma peça, naquele horário, canal e programa.  É compreender quanto um telespectador vai engajar com o que está sendo anunciado, depois de ver a propaganda. Isso significa entender quantas pessoas buscarão interagir com o anunciante, seja por meio do site, telefone ou fisicamente em uma loja.

Com foco em performance, o objetivo principal é tornar todo o ciclo de mídia de uma campanha off-line mensurável e geradora de conhecimento aplicado à realidade. Os anunciantes ganham com isso dados confiáveis sobre sua atuação nessa mídia e a oportunidade de desenvolver um o plano de mídia ideal para o próximo período, baseado em resultados claros sobre sua marca.

Pague pela performance 

Agora imagine poder pagar pelo investimento em mídia off-line a partir da ação gerada pelo consumidor e não mais pela audiência do programa. Hoje já é possível fazer o PCP (Pedido de Compra Por Performance – que substitui o já conhecido Pedido de Inserção – PI) na plataforma

 

Intelimidia, que é o único marketplace de compra de mídia off-line. Nela, pode-se comprar um espaço usando essa métrica de engajamento

Enquanto a PI aponta quais inserções ocorrerão, com o PCP, o anunciante propõe um preço por resposta e cabe  ao veículo aceitar ou não o valor ofertado. Neste formato, tanto o veículo quanto o anunciante estão comprometidos com o engajamento realizado pelo consumidor por conta da mídia veiculada.

Obtenha mais engajamento por real investido

Quando se possui dados de engajamento do consumidor com a mídia off-line, compreende-se o melhor investimento da verba em campanhas de mídia off-line e, consequentemente, sua eficiência, não só na mensagem, mas também no veículo escolhido. Os veículos off-line, entendendo melhor a performance gerada, podem determinar melhores horários para a entrega da mídia e, assim, ambos passam a ter melhores resultados.

A SKY, uma das maiores anunciantes do Brasil, é cliente da NEXXYS e usuária da plataforma Intelimidia desde 2016, em serviços de otimização de mídia off-line. Em 2018, passou a comprar mídia por performance e, com isso, obteve mais eficiência em seus investimentos de marketing. Alex Rocco, diretor de marketing da SKY, conta sobre isso neste vídeo

Usando a plataforma Intelimidia, é possível obter mais engajamento por real investido em campanhas. Quando a negociação de mídia off-line acontece dessa forma, o plano de mídia é otimizado e o investimento é melhor realizado. O resultado é positivo para todos – anunciante, agência e veículo. A campanha passa a trazer informações relevantes, como melhor clareza de peças que impactam mais consumidores e geram mais engajamento. Com dados como estes, é viável otimizar a mídia off-line, e assim atingir resultados melhores a cada ciclo de compra de mídia

  1. eMarketer: TV Ads Still More Relevant to Consumers than Streaming Video Ads

O post Entenda 3 benefícios de mensurar corretamente investimentos em mídia off-line apareceu primeiro em NEXXYS Inteligência Empresarial.